terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Relembrando: Torino GV + Volvo B10M

No ano de 1998, Manaus recebeu uma das melhores configurações de ônibus para a época. Tratava-se do Marcopolo Torino GV encarroçado em Volvo B10M.

Na época, esses carros foram adquiridos pelas empresas Vitória Régia (atual Global Green)  e União Cascavel (hoje atuante como Rondônia, Nova Integração e Transtol), ambas para operarem nas linhas Interbairros (001 e 002) e Grande Circular (014 e 015).

Os carros possuíam sistema de ar-condicionado, suspensão a ar, câmbio automático e TV's, proporcionando ao usuário uma viagem agradável. Como se tratava de um carro longo, sua capacidade era de 57 pessoas sentadas.

A partir de 1998/1999, as empresas da cidade de Manaus investiram pesado na aquisição de carros climatizados.

Com o passar do tempo, a Vitória Régia retirou esses carros das linhas Interbairros e Grande Circular e os alocou em outras linhas como a 424 (Cidade de Deus/Centro) e 522 (Jorge Teixeira/Centro). 

Após certo tempo, em 2002, Manaus viveu a implantação do Sistema Expresso. O uso de paradas e plataformas em nível forçou as empresas a adequarem alguns de seus carros, colocando portas em nível no lado esquerdo do ônibus. Apenas a Vitória Régia adequou os Torinos GV / Volvo B10M, enquanto a União Cascavel adequou Torino G6 / MBB OF-1721.

Outra curiosidade desses carros foi a retirada do câmbio automático por câmbio manual pela União Cascavel, restando apenas os carros de prefixo 04901 e 04903 com câmbio automático.


Estes são os últimos registros desses carros pela Eucatur/Transamazônia e pela São José.





Um comentário: